quarta-feira, fevereiro 04, 2009

O Meio de Vida Correto

Sugerimos que você nesse mês de fevereiro leia e reflita sobre o texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh discute mais uma prática do Caminho Óctuplo, o caminho das práticas que nos liberta do sofrimento: o Meio de Vida Correto.

Para praticar o Meio de Vida Correto, é necessário encontrar uma forma de ganhar a vida que não represente uma transgressão aos ideais de amor e compaixão. A forma pela qual você se sustenta pode ser uma expressão do seu ser mais profundo ou pode ser uma fonte de sofrimento para você e para os outros.

Temos sempre que ter consciência das consequências, imediatas ou remotas, do nosso trabalho. O Meio de Vida Correto não é apenas uma questão de escolha pessoal. Ele representa o nosso carma coletivo.Tudo o que fazemos é parte de nosso esforço de praticar o Meio de Vida Correto. Trata-se de um assunto muito mais amplo do que apenas o meio pelo qual obtemos nossa renda mensal.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

3 comentários:

Rose Huppes disse...

Lendo o texto" O Meio de Vida Correto",fiquei realmente grata.Por que o meio de vida e o meio de sustentar-me, que resolvi seguir está condizendo com o nobre Caminho.Por muito tempo me fazia a seguinte pergunta.O que de fato eu sei fazer, ou para que eu sirvo.Até que um dia minha mente ficou atenta e descobri a Geriatria.Então tive o meu modo de vida correto, e tenho plena consciência disso hoje.
A cada dia que passo tenho mais convicção do meu modo de vida.Não é glamuroso,as vezes, é muito triste , quase sempre, é uma lição nova a cada dia é uma escolha que temos que praticar todo dia , a compaixão verdadeira, ter empatia com o semelhante.

Bom, sou muito grata por ter tido o mento de Mente Atenta,quando optei por este caminho ou esta forma de ter uma vida correta.

Mãos em oração.( Shanti ).

Anônimo disse...

Anteontem assistí ao vídeo de Samuel; "Transformação Social pela Base" - palestra de Thãy, nos USA e me calou tão fundo que ontem decidí copiar as legendas para não esquecer os ensinamentos sobre os quatro nutrientes e a Plena Consciência. Agora, voltei ao Darma on line, leio esse texto: "Meio de Vida Correto" e percebo que quase tudo o que Thãy disse na palestra está contido nele.
Valeu a pena a transcrição, ainda vou digitar, pois ao escrever, guardarei mais profundamente e creio, os canais da Plena Atenção estarão mais próximos de mim.
Postei o vídeo de Samuel em minha página.
Muito obrigado.

Anônimo disse...

Recentemente tomei a decisão de sair de um emprego em uma empresa grande com possibilidades financeiras muito boas mas que só regava minhas sementes não saudáveis, como ganância, raiva e tristeza. Mudei para uma empresa pequena, mas que tem um clima maravilhoso. Sinto ser regado todo dia em minhas sementes saudáveis. Alegria, tranquilidade.

Trabalho muito, talvez mais que antes mas sou mais feliz. Financeiramente não houve diferença. Não tenho mais poder ou fama mas tenho a certeza que meu meio de vida agora ajuda minha prática e com isso posso ajudar melhor aos que estão próximos e a todos os seres.

Foi uma decisão difícil. Contradiz a lógica do mundo corporativa e o que se espera de sucesso na carreira, mas descobri uma outra lógica mais eficiente.

Agradeço a minha prática, ao retiro que fiz em Plum Village e aos ensinamentos por ter me dado a base e a força para essa decisão.