domingo, maio 24, 2020

O Meio de Vida Correto

Sugerimos que você nessa semana leia e reflita sobre o texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh discute mais uma prática do Caminho Óctuplo, o caminho das práticas que nos liberta do sofrimento: o Meio de Vida Correto.

Para praticar o Meio de Vida Correto, é necessário encontrar uma forma de ganhar a vida que não represente uma transgressão aos ideais de amor e compaixão. A forma pela qual você se sustenta pode ser uma expressão do seu ser mais profundo ou pode ser uma fonte de sofrimento para você e para os outros.

Temos sempre que ter consciência das consequências, imediatas ou remotas, do nosso trabalho. O Meio de Vida Correto não é apenas uma questão de escolha pessoal. Ele representa o nosso carma coletivo.Tudo o que fazemos é parte de nosso esforço de praticar o Meio de Vida Correto. Trata-se de um assunto muito mais amplo do que apenas o meio pelo qual obtemos nossa renda mensal.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

2 comentários:

Nouredini.'. disse...

É fácil julgar, de forma superficial e aparente, o que é ou não correto no nosso meio de vida. Entretanto, quando o desfolhamos qual cebola, o que há sob as camadas? Esta é proposta e se não correto, o que dele podemos mudar? Tudo? Parte? Em cada etapa estejamos inteiros.
Votos de paz a tds. Shanti

Ana Cláudia Penha disse...

Muito boa a forma que Tchich Nhat Hanh aborda o meio de vida correto. Foi muito profundo e muito compassivo. Em nenhum momento houve julgamento da parte dele. Muito pelo contrário. Ele mostra que cada um decide como viver de acordo com suas necessidades. Apenas disse que o que faz sofrimento não seria o meio de vida correto. Isso é básico no Budismo. Ele mostrou o caminho mas também nos mostrou que o tempo traz o aprofundamento da nossa prática em nos auto observar. E, se nos mantermos atentos, as mudanças no nosso meio de vida acontecerão naturalmente. Gasshō.