domingo, junho 22, 2014

A energia habitual de raiva

Thich Nhat Hanh nos conta no texto dessa semana (clique aqui) a história de David e Angelina. Uma fábula muito bonita e rica de ensinamentos sobre o comportamento humano.

David sempre culpava os outros pela sua infelicidade. Ele fazia sofrer as pessoas mais próximas. Apesar de não querer que elas fossem infelizes, o hábito era tão forte, que ele não conseguia evitar suas atitudes. Angelina é a companheira, aquela pessoa muito agradável que passa a fazer parte da nossa vida e, se soubermos cuidar dela, nossa vida adquire mais significado. Como David não soube tomar conta de si mesmo e da energia que existia em seus hábitos não soube cuidar da sua Angelina. É por esse motivo que as Angelinas nos deixam, por sofrerem muito com o nosso comportamento.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

2 comentários:

Sirius disse...

Li e gostei muito, muito. Thay consegue colocar as questões mais importantes com uma simplicidade que toca o meu coração.
Já há quase quatro meses que faço diariamente a meditação sentada. E devo a Thay, com todas as suas formas de expressão, foi minando a minha resistênncia e eu não compreendia o porquê de resistir e com a prática fui percebendo as emoções que me afastavam; a raiva , o apego , a impaciência.
Agradeço a Thay e a vocês que divulgam as suas palavras.

Lara disse...

que belo texto! me fez refletir sobre como vamos construindo nosso dia-a-dia com nossos pensamentos, antes mesmo de enfrentarmos as situaçoes...