quarta-feira, julho 21, 2010

Bat Nha, um koan

Bat Nha é o monastério que depois da volta de Thich Nhat Hanh ao Vietnã passou a praticar de acordo com a tradição de Plum Village. O impacto das visitas do Thay ao Vietnã foi tão grande que em pouco tempo 400 jovens já eram monges. Um crescimento muito grande e contínuo. Milhares de dólares foram enviados por doadores internacionais para reformar e ampliar o monastério.


Inesperadamente de junho a setembro do ano passado uma onda de violência se iniciou contra o monastério. Policiais a paisana se passando por populares agrediam monges, quebravam janelas e em seguida o governo deu um ultimato aos monges. Teriam que abandonar o monastério e a prática budista sob pena de serem presos. Os monges deram uma lição de estabilidade, paz e compaixão durante todo o episódio e mesmo sofrendo uma brutal injustiça, não cederam e não reagiram à violência.

Thay no texto sugerido (clique aqui) coloca toda essa questão como um koan. Um koan é um dispositivo de meditação, um tipo especial de charada zen. Os koans são resolvidos não com o intelecto, mas com a prática da consciência plena, concentração e insight. Um koan não consegue ser resolvido através de argumentações intelectuais, lógica ou razão, nem através de debates. Thay nos dá orientações diretas para ajudar na prática da contemplação profunda do caso Bat Nha. A técnica que ele nos mostra pode ser usada para outros koans de nossa vida.

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights sobre Bat Nha em nosso blog.

Para mais informações sobre Bat Nha clique em:


http://www.viverconsciente.com/

http://helpbatnha.org

http://www.hrw.org/

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Adm disse...

Singela homenagem à resistência em Bat Nha no Blog Escrevo Ao Vivo. Abraço, no Dharma: http://clubedoautor.com/escrevoaovivo/vidarte/bat-nha-2