Essa semana sugerimos a continuação do texto sobre os nutrientes (clique aqui). Nessa semana vamos estudar os dois últimos nutrientes: a volição e a nossa consciência.A volição é nosso desejo mais profundo. Nós temos que perguntar para nós mesmos, o que é meu desejo mais profundo nesta vida? Nosso desejo pode nos levar na direção da felicidade ou na direção do sofrimento.
O último tipo de nutriente é nossa consciência. Quando a semente de raiva está em nossa consciência mental, nos alimentamos dela enquanto ela estiver lá e a raiva ficará mais forte em nós. Thay nos aconselha a estarmos atentos às sementes que estão em nossa consciência mental para nos alimentarmos de forma saudável.
Leia (clique aqui) e depois divida seu insight conosco.
Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.
Sangha Virtual para discussão de textos ligados ao mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh. Participe com seus comentários, vivências e impressões sobre os textos selecionados.
Não espere por um mestre ou uma Sangha perfeitos. É preciso apenas um grupo de pessoas comuns comprometidas, para que se recebam grandes benefícios. Quando as pessoas do grupo tomam refúgio na Sangha, esta cresce forte e harmoniosa. Quando sorrimos e respiramos conscientemente, a Sangha toda sorri e respira conscientemente junto conosco.
Há alguns anos Thich Nhat Hanh escreveu um livro sobre budismo para crianças. Como Thay sempre nos chama de suas crianças espirituias, sugerimos que você leia essa semana duas histórias desse livro (
Não-desejo significa a natureza da realidade. Como temos percepções erradas, a realidade não pode se revelar para nós. Nesse semana sugerimos o texto (
Como já anunciado, mais uma vez receberemos a visita de monges da tradição de Thich Nhat Hanh. Este ano são dois monges, Thay Phap Dung e Thay Phap Uyen, que vêm de Plum Village para palestras e retiros no Rio, São Paulo e Porto Alegre.
Temos o orgulho de anunciar a criação de mais uma Sangha ligada a Plum Village no Rio de Janeiro. A Sangha Caminho do Interser fica no Méier, zona norte do Rio, e nasceu a partir da Sangha Viver Consciente, por iniciativa do Marco Sampaio (Obra Compassiva do Coração).
Nesse mês de abril sugerimos que seja aprimorada a prática da