quarta-feira, abril 25, 2007

Ordem Interser (parte 2)

Sugerimos essa semana um texto inicial e básico (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh fala sobre a ordem Interser (Tiep Hien), que combina o budismo com a forma ocidental de ver as coisas.

Nesse texto ele explica o que significam as palavras Tiep e Hien e explica seis dos 14 treinamentos de plena atenção transcritos abaixo:

QUINTO - Não acumule fortuna enquanto milhões estão passando fome. Não tenha como meta de vida, a fama, o proveito, a riqueza ou o prazer sexual. Leve uma vida simples e partilhe seu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que necessitam.

SEXTO - Não guarde ódio ou rancor. No momento em que esses sentimentos surgirem, medite na compaixão para poder compreender em profundidade as pessoas que os causaram. Aprenda a ver os outros com os olhos da compaixão.

SÉTIMO - Não se deixe perder em dispersões ou no ambiente que o cerca. Aprenda a focar sua atenção na respiração para recobrar o controle do corpo e da mente. Aprenda a manter a mente alerta e a desenvolver entendimento e concentração.

OITAVO - Não diga palavras que possam criar discórdia e causar ruptura na comunidade. Todos os esforços devem ser empregados no sentido de reconciliar e resolver os conflitos, por menores que sejam.

NONO - Não diga mentiras para favorecer seus interesses pessoais ou para impressionar os outros. Não diga palavras que causem divisão e rancor. Não espalhe notícias que você não sabe ao certo. Não critique nem condene coisas das quais você não tem certeza.

DÉCIMO - Não use a comunidade budista para ganhos ou proveitos pessoais. Nem a transforme em partido político. Contudo, uma comunidade religiosa deve tomar posição clara contra a opressão e a injustiça e esforçar-se para mudar a situação sem engajar-se em conflitos partidários.

Leia o texto (clique aqui) e aprenda mais.

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog.

Para ler a newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: