quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Quarto Treinamento - Escuta Profunda e Fala Amável

Sugerimos que esse mês de fevereiro seja dedicado ao aprimoramento da prática do quarto treinamento de plena consciência. Por isso, essa semana estamos sugerindo a leitura (clique aqui) do texto em anexo onde o Thay comenta esse treinamento.

Nunca na história da humanidade tivemos tantos meios de comunicação mas ainda permanecemos como ilhas. Há tão pouca comunicação entre os membros de uma família, entre os indivíduos na sociedade e entre as nações. Sofremos de tantas guerras e conflitos. Certamente não cultivamos a arte da escuta e da fala. Não sabemos como escutar um ao outro. Temos pouca capacidade de manter uma conversa inteligente ou significativa.

O 4o.treinamento busca abrir essa porta universal da comunicação. Quando não podemos nos comunicar, ficamos doentes e, à medida que nossa doença aumenta, sofremos, e nosso sofrimento contagia outras pessoas.

Procure formas de aprimorar o 4o. treinamento esse mês e escreva seu insight sobre o texto em nosso blog.

Para ler a newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui).

Um comentário:

Nouredini disse...

Queridos e fraernos companheiros,
ao receber o texto desta semana, em seguida recebi um e-mail com o coneúdo abaixo. Vejam os filtros de socrates a luz dos compromissos do quarto treinamento.
-^- (mãoes em prece) shanti!

"Na antíga grécia, Sócrates foi famoso por
sua sabedoria e pelo grande respeito que professava a
todos.

Um dia, um conhecido se encontrou com o grande
filósofo, e lhe disse:

_ Sabe o que escutei sobre teu
amigo ?

-Espera um minuto, replicou Sócrates.
- Antes que me diga qualquer coisa, quero que passes por um pequeno exame. Eu o chamo de examEe do triplo filtro.
- Triplo filtro ? , perguntou o outro

Correto, continuou Sócrates.
Antes de que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa idéia filtrar três vezes o que vai dizer.

É por isso que o chamo de “Exame do triplo filtro”

O primeiro filtro é a VERDADE.
Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer é certo ?
_ Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e ...
_ Bem, disse Sócrates, então você realmente não sabe se é certo ou não.

Agora me permita aplicar o segundo filtro, o filtro Me servirá de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo da BONDADE.
É algo bom o que vai me dizer de meu amigo ?
_ Não, pelo contrário …
_ Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro Bem, concluiu Sócrates.
Mesmo que agora eu quizesse escutá-lo, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE.
?
_ Não, na verdade não.

Se o que desejas me dizer não é certo, nem bom e tão-pouco me será útil,

... porque eu iria querer saber ?"