quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Aprenda como meditar

Recomendamos muitissimo a leituta do texto em anexo (clique aqui) que trata da técnica de meditação, das dificuldades dos inicantes e de como superar os obstáculos da prática.

Nesse texto clássico Thich Nhat Hanh dá instruções a seus alunos (todos nós) em como meditar. Ele explica detalhadamente o que devemos fazer para desfrutarmos ao máximo da nossa meditação, a postura correta, e o que fazer durante a meditação. É um texto indispensável para iniciantes e para praticantes experientes.

Não deixe de ler esse texto!

Procure formas de aprimorar sua meditação e divida seu insight sobre o que você aprendeu em nosso blog.

Para ler a newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui).

8 comentários:

Anônimo disse...

O texto é maravilhoso. Uma aula que nos lembra a postura correta e a técnica. O que vale é praticar. A leitura do texto é um guia, uma orientação, mas após passar a praticar todo dia comecei a perceber os resultados. Ainda me considero um iniciante, sempre tentando melhorar, enfrentando a mim mesmo em cada sessão.

Nouredini disse...

queridos,
ontem experimentei algo que vcs já conhecem - partilhei com um grupo de estudos, os meus insigths.
...ao vivo e em cores...viche como é bom!!!
Isto não tornou menos importante ou menos verdadeiro nossa sangha virtual. É que na minha pequenez, ainda tenho a ilusão (oh! maya),que a presença tem que ser física.
Como nosso thay é sútil, leve e preciso. Sempre associei a imagem de uma pdra que afunda como algo pesado e ele me mostrou que no fundo,
onde se cria limo , eu posso encontrar a quietude.
Paz a todos,
P.S. gostaria que avalissemos a possíblidade de ir a Plub Village.

Anônimo disse...

Tenho a maior dificuldade para meditar, espero que com os conhecimentos desse texto eu possa começar a aprender.

Sou novo na pratica budista, mas estou procurando um máximo empenho para abraçá-la. Moro em Niterói, RJ, tenho 26 anos e sou professor de ensino fundamental e médio (Geografia).

Um grande abraço.

Anônimo disse...

José Ronei,

Sem dúvida o texto poderá orientá-lo porque é muito bom e vem de um dos maiores mestres da atualidade, mas para aprender a meditar é necessário praticar diariamente. Assim aprendemos a nos conhecer, conhecer nossas limitações e vamos evoluindo.

O texto, os mestres apenas nos indicam um caminho que temos que percorrer sozinhos.

Anônimo disse...

Como sempre um texto genial mas que age em mim como um balde de agua fria...Problemas relativo á maneira de assentar.Deido a má formação da minha patela lotus ou meio lotus se tornam quase impossiveis. Ja pratico meditação a 2 anos porem assentada numa cadeira com as costas (lombar)apoiadas numa almofada.Será que pode? Gostaria de ler um comentário.

Anônimo disse...

É possível meditar em uma cadeira sem problemas. O próprio Thay explica a posição correta em outro texto. Os pés devem ficar apoiados no chão para dar firmeza. As costas eretas mas sem apoiar no encosto da cadeira. As mãos apoiadas nas coxas, relaxadas.

Lembre-se que a postura serve para ajudar a mente a manter seu foco. Uma postura relaxada leva a mente a divagar.

Outro ponto importante: a meditação não deve se tronar uma tortura. A posição deve ser confortável para você. Fique o mais erata que puder sem ficar rígida demais.

Anônimo disse...

Também tenho problema na patela...a meditação sentada em uma cadeira tem me ajudado, mas ainda me falta disciplina a fim de não deixar q meus pensamentos vaguem. Deve ser porque minha postura não estava adequada, conforme foi explicado. Agradeço os esclarecimentos, Abs

sangavirtual disse...

Mantenha os dois pés no chão e desencoste a coluna do encosto da cadeira para manter a coluna ereta sem relaxar a postura. Relaxe os braços sobre as pernas e relaxe as pálpebras. Depois é só acompanhar a respiração.