quinta-feira, outubro 26, 2006

Entendimento e Compaixão

Sugerimos essa semana a leitura do texto (clique aqui) retirado de uma conversa de Dharma de Thich Nhat Hanh no retiro de verão de 2002.

Nessa aula Thay explica que entendimento e compaixão nascem do sofrimento, entendimento e compaixão nascem da ilusão. Sem o fundamento do sofrimento e ilusão você não pode obter iluminação, grande entendimento e compaixão. Ele diz que você deveria entender o papel do sofrimento, o papel das aflições, o papel da confusão para criar a iluminação e compaixão.

Aproveite!

Para obter o texto clique aqui.

Para ler a newsletter da semana clique aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Sofrimento tem um papel importante no nosso crescimento espiritual." Tenho que me lembrar disso a cada revés da vida. Aproveitar essa gota de sofrimento como um combustível para evoluçãoe não para me afogar nela. Nem sempre consigo. Sinto que com apoio da Sangha e da meditação fico mais forte mas ainda falta muita estrada.

O apoio da Sanga é fundamental. No nosso grupo presencial os insights de cada um contribuem bastante e dão força para a continuidade da prática.

A Sanga virtual também ajuda. Ler sempre o que a Heide escreve é um presente, sempre muito enriquecedor.

Obrigado a todos que participam desse blog e da nossa Sangha Viver Consciente.

Anônimo disse...

Hoje enquanto andava pelo Aterro, pensei que sem a angustia do existir, não experimentaríamos a força da vida, força esta da qual estamos muitas vezes alienados.