Nessa semana sugerimos que seja estudada a segunda parte do texto sobre a prática da Compreensão Correta ou Visão Correta, uma prática do Nobre Caminho Óctuplo, o caminho apontado pelo Buda como sendo a forma de nos libertarmos das aflições.Na segunda parte desse texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina que nossa felicidade, bem como a felicidade daqueles que nos cercam, depende do nosso grau de Compreensão Correta. Entrar em contato com a realidade de forma profunda, ou saber o que ocorre dentro ou fora de nós, é a maneira para nos libertarmos do sofrimento causado pelas percepções errôneas. A Compreensão Correta não é uma ideologia, um sistema ou um caminho. É a compreensão da realidade da vida, uma compreensão viva que nos enche de paz, amor e entendimento.
Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.
Sangha Virtual para discussão de textos ligados ao mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh. Participe com seus comentários, vivências e impressões sobre os textos selecionados.
Nessa semana sugerimos que seja estudada a prática da
Impermanência significa que nada permanece o mesmo por dois instantes consecutivos. Parece fácil? De fato não é um conceito difícil de entender mas na vida real na verdade não aceitamos a impermanência como um fato e resistimos contra ela. E por isso sofremos.
Nós não temos que esperar o fim de todo o sofrimento para que possamos ser felizes. Felicidade está disponível aqui e agora. Mas temos que mudar nossa ideia de felicidade. Ela pode ser o maior obstáculo para atingirmos a verdadeira felicidade.