O verdadeiro amor é feito de entendimento. Não podemos alcançar esse entendimento a menos que pratiquemos o olhar profundo e a escuta profunda. Depois, podemos usar nossas mãos. Nossas ações trarão alívio e felicidade para as pessoas que amamos. Essa semana compartilhamos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos nos convida a trazer para a vida os bodhisattvas dentro de nós. Tornando-nos o bodhisattva da escuta profunda, do olhar profundo e da grande ação, podemos realmente estar presente para as pessoas que amamos.
Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.
Sangha Virtual para discussão de textos ligados ao mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh. Participe com seus comentários, vivências e impressões sobre os textos selecionados.
A atenção plena pode ser cultivada pelos nossos ouvidos, olhos, pés e respiração. Precisamos saber como usar nossos olhos para nutrir nossa atenção plena. Nós também podemos fortalecer nossos olhos e usá-los para olhar atentamente. Olhando atentamente, vamos ver mais profundamente. O que vemos pode fortalecer nossa atenção plena, e a atenção plena também nos ajuda a enxergar mais conscientemente. Nossos olhos e a plena atenção ajudam um ao outro. O mesmo acontece com o som. Para ouvir profundamente, você tem que trazer sua mente de volta ao seu corpo e perceber a unidade do corpo e da mente.
Nos ensinamentos do Buda, a expressão namarupa é por vezes usada para se referir à nossa pessoa. Nama significa "mental" e rupa significa "físico". Fazemos uma distinção entre o físico e o mental. Pensamos que nosso corpo é físico e nossos sentimentos, percepções, formações mentais e consciência são mentais.
Em qualquer relacionamento, você pode querer verificar se entendeu a outra pessoa. Se a comunicação e a harmonia existem, isso significa que existe compreensão mútua. Não espere até que a outra pessoa tenha rompido o relacionamento ou esteja cheia de raiva para fazer uma pergunta muito importante.