quinta-feira, junho 10, 2010

2o. Treinamento - Verdadeira Felicidade

A exploração, a injustiça social e o roubo existem sob muitas formas. A opressão é uma forma de roubo que causa muito sofrimento tanto no Primeiro quanto no Terceiro Mundos. A partir do momento em que fizermos o voto de cultivar a brandura, nascerá dentro de nós a gentileza amorosa e faremos todo esforço para acabar com a exploração, a injustiça social, o roubo e a opressão

Thich Nhat Hanh no texto (clique aqui) explica o 2o. Treinamento da atenção Plena, a Verdadeira Felicidade. A base desse 2o. Treinamento é a generosidade, a intenção e a capacidade de trazer alegria e felicidade a outra pessoa ou ser vivo.

Consciente do sofrimento causado pela exploração, injustiça social, roubo e opressão, eu me comprometo a praticar a generosidade no meu modo de pensar, de falar e de agir. Estou determinado a não roubar e a não possuir nada que porventura pertença a outros, e a compartilhar meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que precisam. Praticarei a observação profunda para ver que a felicidade e o sofrimento dos outros não estão separados da minha própria felicidade e sofrimento. Praticarei para ver que a verdadeira felicidade não é possível sem compreensão e compaixão – e que buscar riqueza, fama, poder e prazeres sensoriais podem gerar muito sofrimento e desespero. Estou consciente de que a felicidade depende da minha mente e não de condições externas, e que posso ser feliz no momento presente, bastando me lembrar de que já possuo todas as condições para isso. Eu me comprometo a praticar o Meio de Vida Correto de forma a reduzir o sofrimento dos seres vivos na Terra e, especialmente, reverter o processo de aquecimento global.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Maria Fernanda disse...

Maravilhoso texto! É impressionante como às vezes não fazemos nada achando que não temos tempo e imaginando que com o pouco tempo que temos não podemos fazer algo realmente suficiente e acabamos não fazendo nada (e às vezes o gastamos com futilidades sem perceber!). O que acabamos "esquecendo" é que, na maioria das vezes, basta um simples gesto, alguns minutinhos para fazer alguém feliz, para amenizar o sofrimento, para acolher quem precisa e alimentarmos nossa alma. O nosso "precioso" tempo nem sempre é tão precioso e insuficiente quanto pensamos...
Um forte abraço a todos.
Saudades...
Maria Fernanda