quarta-feira, dezembro 12, 2007

Os Cinco Poderes Espirituais (parte 2)

Esta semana te convidamos a estudar os dois dos cinco poderes espirituais restantes (clique aqui).

O que a maioria das pessoas chama poder, os budistas chamam desejos. Os cinco desejos são a riqueza, fama, sexo, comida refinada, e muito sono. No Budismo, nós falamos dos cinco verdadeiros poderes, cinco tipos de energia. Os cinco poderes são fé, diligência, plena consciência, concentração e insight. Os cinco poderes são a fundação da real felicidade; eles estão baseados em práticas concretas que nós aprenderemos.

Talvez você tenha alguma dificuldade, depressão, medo ou desespero e queira olhar profundamente a natureza de sua aflição para poder transformá-la. Para isso você precisa de muita concentração que é o quarto poder. O quinto poder, o insight, é uma espada que sem dor corta todos os tipos de sofrimento, inclusive o medo, o desespero, a raiva, e a discriminação.

Se você quiser ler a newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

2 comentários:

heide disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
heide disse...

Aos fraternos companheiros de sangha,

(...) "Quando você tiver fé, seus olhos serão luminosos e seus passos serão confiantes. Isto é poder. Você pode gerar este tipo de poder a todo momento de sua vida diária. Isto te trará muita felicidade."

Obrigada pela companhia na caminhada durante todo este ano, com ajuda mutua e muitos momentos de reflexão.

-^- (mãos em prece) Shanti