O Caminho Óctuplo é um dos primeiros ensinamentos do Buda depois de sua iluminação. Ele é um ensinamento básico do budismo. O Nobre Caminho Óctuplo é composto de oito práticas que levam à transformação do sofrimento. O Buda descreve cada uma das oito práticas do Nobre Caminho como "correta" para indicar que são as práticas que vão em direção do bem-estar e da felicidade.No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos a Visão Correta, o Pensamento Correto, a Fala Correta e a Ação Correta. Com a Visão Correta, podemos agir corretamente. A ação tem três aspectos: o que você pensa (Pensamento Correto), o que você diz (Fala Correta) e o que você faz (Ação Correta). A palavra sânscrita para ação é "karma". Quando você produz uma ação, essa é a sua continuação. Quando este corpo se desintegra, você continua com suas ações. Nada está perdido.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.
Sangha Virtual para discussão de textos ligados ao mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh. Participe com seus comentários, vivências e impressões sobre os textos selecionados.
De vez em quando não sentimos a paz de forma alguma. Não sabemos o que fazer no momento presente. Somos assaltados por muitas coisas, como preocupações, medo, raiva e solidão e não sabemos o que fazer. Não temos paz. A inquietação significa a falta de paz, a ausência de paz e temos que aprender a lidar com esse tipo de formação mental.
Avalokiteshvara ou Avalokita é o tipo de bodhisattva especializado em ouvir. Primeiro, ele volta a si mesmo e ouve o sofrimento dentro de si. Ao ouvir o sofrimento interior, ele pode compreender o sofrimento de seus pais, seus ancestrais e, ao mesmo tempo, pode compreender o sofrimento de outras pessoas na sociedade.
O poder da autocura existe como uma realidade, mas não acreditamos nele. Acreditamos mais em outras coisas. Tomamos muitas vitaminas, tomamos muitos remédios que podem ser mais prejudiciais ao nosso corpo do que se você não tomar. O animal sabe que quatro dias, cinco dias sem comida não faz mal, só pode ajudar.