domingo, outubro 20, 2019

Experimentando a Mente

Essa semana compartilhamos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos ensina o nono exercício da respiração consciente: "Experimentando a mente, eu respiro". Mente significa formações mentais. Estamos presentes para as formações mentais que negligenciamos no passado.

A prática é cuidar de nós mesmos. Primeiro, simplesmente reconhecemos a presença de uma formação mental. Não tentamos compreendê-la, possuí-la ou nos apegar a ela. Também não tentamos afastá-la. Reconheça, chame-a pelo seu nome verdadeiro e diga: Estou aqui para cuidar de você porque você é eu mesmo.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

2 comentários:

Tadeu Borges disse...

Prezados! Muito obrigado pelo texto e em ótima tradução.
No penúltimo parágrafo surge na sugestão de meditação guiada a palavra "vacas". Não consegui encontrar outra palavra que para mim completasse o sentido ali.
Obrigado,
Tadeu.

sangavirtual disse...

Tadeu,
Você deve estar se referindo a parte do texto "Uma meditação guiada é identificar e escrever os nomes de todas as nossas vacas." Dê uma lida no texto http://www.viverconsciente.com/textos/liberando_nossas_vacas.htm

Quando Thay fala de vacas, é uma maneira genérica de se referir as coisas que devemos soltar na nossa vida para sermos mais felizes. Muitas vezes nos agarramos a coisas que pensamos nos trazer felicidade mas que na verdade são a causa do nosso sofrimento.