segunda-feira, agosto 17, 2015

Você é o mesmo que ontem?

Você é o mesmo que ontem? Se você olhar uma foto sua quando era criança, será que você é a mesma pessoa ou é uma pessoa diferente? Talvez você seja apenas uma continuação daquela pessoa da foto? Nem o mesmo nem diferente.

Nesse texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina que uma pessoa é feita de corpo, sentimentos, percepções, formações mentais e consciência e tudo isso mudou em você desde que a foto foi tirada. O corpo da criança na fotografia não é o mesmo que o seu. Os sentimentos são diferentes e as percepções também. Parece ser uma pessoa completamente diferente de você, mas se não existisse a pessoa na foto, então você não existiria também.

2 comentários:

fernando wucherpfennig disse...

Amados,

Quão belos são os ensinamentos do Ven. Thich Nhat Hanh e como eu tenho aprendido com cada uma das lições. Hoje, especialmente senti muita necessidade de compartilhar com vocês sobre a lição "Você é o mesmo que ontem?". Na nossa caminhada na vida somos instigados mentalmente a permanecermos em algumas fases da vida particularmente aquelas que mostram a nossa juventude. Olhamos as nossas fotos de quando éramos jovens e dizemos: "como éramos cheios de energias, que vitalidade!" Com essas impressões fixas, esquecemos de viver cada momento oferecido pelo processo da transformação. Na nossa essência, somos os mesmos porque a energia que move a natureza das coisas está ali presente e anunciada a partir do começo de tudo. Somos um em todas as idades e em todas as coisas. Helenilda
Helenilda

Leonardo disse...

Obrigado por seu comentário.