segunda-feira, abril 16, 2012

O diamante que corta ilusões

O sutra do Diamante é um dos mais importantes sutras (discurso do Buda) especialmente para a tradição Zen. O Sutra do Diamante registra uma conversa entre Buda e seu discípulo Subhuti. É um dos primeiros sutras Prajnaparamita. A questão colocada por Subhuti é: "Honrado Senhor, se filhos e filhas de boas famílias querem dar início ao mais elevado, mais completo despertar da mente, em que deveriam eles confiar e o que deveriam fazer para dominar seus pensamentos?"

No texto sugerido (clique aqui) Thay ensina que segundo o sutra, o Buda nos alerta para jogarmos fora quatro noções: a noção de eu, a noção de pessoa, a noção de ser vivente e a noção de tempo de vida.



3 comentários:

Vida... disse...

Boa tarde,Meu nome é kelly e sou aluno do curso de pós graduação da Universidade Federal de Juiz de fora e estou estudando em Diálo interrelioso Tlich Nhat Han.
Estou no começo de namoro com o budismo e estou fascinada com a riqueza dos textos desse grande mestre. O texto em questão nos mostra o esvaziamento do self.
O sutra do Diamante aumentou minha percepção no olhar o outro. Continuo minha analise.

Anônimo disse...

Boa tarde, meu nome e Ludgero. Eu so alemao. Vivo 5 meses em Santa Catarina na ilha da Floripa. So lendo os textos ja e cura para mim. Ainda mais a pratica. Eu procuro uma Sangha perto de mim para praticar junto com uma communidade. Vou continuar estudar e praticar.
Ludgero

Anônimo disse...

Querido Sangha,

É tão bom saber que o meu eu é composta de poeira estelar. Eu sou parte do processo divino de criação, parte do universo. Tal como acontece com tudo que está sendo como eu sou também uma manifestação desse processo de criação que sempre se renova.
Paz para todos os seres,
Ludgero