quinta-feira, outubro 20, 2011

O Buda, o Dharma e a Sangha

Sempre que iniciamos nossa prática na Sangha Viver Consciente recitamos os Três Refúgios, que começam assim

Eu tomo refúgio no Buda, aquele que me indica o caminho nessa vida.
Eu tomo refúgio no Dharma, o caminho da compreensão e do amor.
Eu tomo refúgio na Sangha, a comunidade que convive em plena consciência e harmonia.

Não é apenas uma recitação mas uma lembrança de uma prática muito importante. O praticante quando se sente ameaçado ou sofre sabe que pode se refugiar no Buda (sua capacidade de plena atenção), no Dharma (os ensinamentos) e na Sangha (a comunidade). Mas o que são realmente o Buda, o Dharma e a Sangha?

No texto de hoje Thich Nhat Hanh (clique aqui) oferece seus ensinamentos sobre essas três jóias do budismo. Ele lembra que sem você, Buda não é uma realidade, mas apenas uma idéia. Sem você, o Dharma não pode ser praticado. Precisa ter alguém para poder ser praticado. A sangha não pode existir sem cada um de nós.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Sirius disse...

Muito simples e muito claro. Como é possível ser claro com algo tão importante!
Estou fascinada e sinto-me convidada qdo leio estes textos a sorrir, pois andava muito carrancuda, expressando e ficando apenas em volta de mim e da nuvem cinzenta dos problemas. Rir-me deles é uma nova forma de encará-los. Constatei que tenho tudo, porque estou aqui neste mundo e ele se doa para mim e está esperando que eu me doe para ele também.
Grata,muito agradecida