quinta-feira, outubro 22, 2015

Aprendendo a falar a verdade

Recomendamos a leitura do texto (clique aqui) retirado de uma palestra de Dharma de Thay Phap An, professor de Dharma de Plum Village.

Nessa aula o monge sênior mostra que temos que buscar formas habilidosas para falarmos a verdade de modo que possamos regar as sementes positivas do outro. Regar essas sementes positivas é a base para que possamos encarar nosso sofrimento sem sermos subjugados por ele. Ele ensina que Verdade é algo que tem a capacidade de reconciliar, dar às pessoas esperança, dar felicidade às pessoas. Quando você fala e causa dano, embora possa estar correto, não é nenhuma verdade.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

SSilva disse...

Ótimo texto. Como o monge escreveu, eu também fui ensinado a ser sincero e direto, o famoso "falar o que pensa" sem refletir no conteúdo. E muitas vezes, acabei magoando ou ferindo os sentimentos das pessoas. Eu me perdia em minhas próprias emoções negativas. Hoje, graças a prática da meditação, estou percebendo, tendo consciência das emoções negativas que surgem em mim, originadas de pensamentos equivocados. Graças as práticas de meditação e, especificamente, a prática da fala amável, estou aprendendo, treinando, a me expressar de maneira a despertar boas sementes nos outros. Eu me sinto muito feliz e grato por ter aprendido essa prática. Claro que não é fácil, mas estou, aos poucos, treinando.
Outro ponto com o qual me identifiquei foi sobre a percepção do grande sofrimento que existe dentro de mim. Pela primeira vez na minha vida, estou morando sozinho. E morando sozinho, sem influências de pais, irmãos e amigos, tenho percebido nitidamente as muitas emoções negativas surgirem em mim, como solidão, carência, raiva, irritação, autocrítica e etc. Passei alguns momentos difíceis. Porém, por sorte, fiz um curso de Autocompaixão, onde aprendi a abraçar minhas emoções negativas e substituir a voz interna da autocrítica, por uma voz mais gentil. Essa é uma prática maravilhosa e transformadora, mas também não é fácil...rs... Ótimo texto.