sábado, julho 18, 2015

O Esforço Correto

No texto dessa semana (clique aqui) estudamos mais um dos passos do Nobre Caminho Óctuplo, o caminho de 8 passos ensinado pelo Buda para que possamos nos libertar do sofrimento.

A Diligência Correta, ou o Esforço Correto, é um tipo de energia que nos ajuda a percorrer mais rápido o Nobre Caminho Óctuplo. Quando praticamos a meditação sentada ou andando, de forma a fazer nosso corpo e nossa mente sofrerem, esse esforço não representa o Esforço Correto nem está baseado na Compreensão Correta. Nossa prática deve ser inteligente, baseada na real compreensão do ensinamento. Não é porque praticamos muito que podemos dizer que praticamos o Esforço Correto.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

6 comentários:

Laura_Diz disse...

Leonardo, obrigada pelos textos excelentes que recebo semanalmente.
Um abraço com gratidão e afeto.
Elianne

Unknown disse...

Agradeço de coração todo o esforço e trabalho para manter este site atualizado. Não tenho dúvida de que centenas de pessoas são beneficiadas. Eu indico o site a várias pessoas e o utilizo bastante como suporte para a minha prática pessoal.

Leonardo disse...

Obrigado Laura e Adriana,

Não precisa agradecer. Fico feliz de estar sendo útil a vocês.

Abs

Leonardo

Denise disse...

O ensinamento sobre Esforço Correto veio de encontro ao que ando precisando. O caminho do meio entre a frouxidão e a rigidez. Não ser severo demais consigo mesmo, mas também não ser descuidado e pouco empenhado em ter disciplina, constância e regularidade na prática. O mestre Thai sempre com palavras claras e compassivas para nos ensinar. Obrigada Leonardo por ter a generosidade de compartilhar o Dharma conosco.













Vagner disse...

Muito especial estes texto, obrigado por compartilhar. Gosto muito dos ensinamentos do mestre Thai. Não conhecia este livro dele, estou lendo "Aprendo a lidar com a raiva", estou achando muito bom.
Depois que li este trecho estou pensando em comprar este livro "A Essencia dos Ensinamentos de Buda", tu conhece algum livro dele onde ele aborda as quatro nobres verdades e o nobre caminho óctuplo? Estou procurando ensinamentos relacionando a motivação, e este livro parece estar relacionado com isso.

Abraços
Vagner

sangavirtual disse...

O livro "A Essência dos Ensinamentos do Buda" aborda as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo. É um excelente livro. Recomendo.