O que a maioria de nós quer quando faz uma oração? Queremos uma boa saúde. Em segundo lugar, queremos o sucesso em tudo o que fazemos. A terceira coisa que a maioria das pessoas quer é bons relacionamentos ou amor. Jovens e velhos, de qualquer país do mundo, a maioria de nós quer estas três coisas.Essa semana sugerimos a leitura (clique aqui) de um texto onde Thich Nhat Hanh nos diz que as pessoas que dedicaram suas vidas a prática espiritual também rezam por saúde, sucesso e harmonia, mas essas coisas sozinhas não são suficientes. Se estivermos praticando e oramos apenas para saúde, sucesso e bons relacionamentos, nós ainda não somos praticantes autênticos. Um praticante autêntico tem que rezar em um nível mais profundo.
Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.
Sangha Virtual para discussão de textos ligados ao mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh. Participe com seus comentários, vivências e impressões sobre os textos selecionados.
Quem nunca sentiu medo? A maioria de nós experimenta uma vida cheia de momentos maravilhosos e momentos difíceis. Mas para muitos de nós, mesmo quando estamos mais alegres, há medo por trás de nossa alegria. Medo da perda, do fim, medo do futuro, medo da doença e da morte. Pensamos que, para sermos mais felizes, devemos afastar ou ignorar o nosso medo. Não nos sentimos à vontade quando pensamos nas coisas que nos assustam, então negamos nosso medo.
Essa semana sugerimos a leitura (
Quando falamos sobre o que Buda é, temos que falar também sobre o que Buda não é. O oposto de Buda é Mara. Se Buda é iluminação, então tem que haver algo que não é iluminação. Mara é a ausência de iluminação. Se o Buda é entendimento, então Mara é desentendimento, e se o Buda é bondade amorosa, então Mara é ódio ou raiva e assim por diante. Se não entendermos Mara, não podemos entender o Buda.
Você acha que orar funciona? Como o budismo vê a oração? Às vezes, a oração é bem-sucedida e, por vezes, não é e porque isso acontece?