sábado, dezembro 15, 2012

Presente de Final de Ano! Um centro de prática no Espírito Santo com dois monges de Plum Village

Oficialmente começou hoje a ocupação do Centro de Prática de Capijuma no Espírito Santo (2 horas de Vitória) que seguirá a prática como ensinada em Plum Village pelo mestre Thich Nhat Hanh. Nesse centro já estão morando dois monges, irmão Antônio (português) que já conduziu retiros duas vezes no Brasil e o irmão Claudio (italiano), que apesar de não falar ainda português se comunica bem em espanhol. Ambos são professores de Dharma e monges bem experientes na tradição.

Nesse primeiro momento ainda não será um centro de prática oficial de Plum Village mas eles vieram com as bençãos de Thay que prometeu que se a iniciativa florescer, em 2 anos, pode enviar mais monges e monjas e tornar esse centro um centro oficial, um monastério.

Outros irmãos leigos como Orminda, que já foi coordenadora da Sangha de Vitória e Anabelle ligada a sangha francesa também estarão no centro.

Em breve, após o período inicial de instalação, o centro poderá receber visitantes para retiros, práticas de final de semana e os monges deverão também viajar pelo Brasil com frequencia para dar palestras de Dharma. No ano novo um pequeno grupo já está se mobilizando para passar o Reveillon lá com os monges, mesmo ainda sem estrutura.

Será um grande impulso na prática de todos nós poder contar com monges tão especiais morando tão perto de nós. O seu apoio também será fundamental para que essa iniciativa floresça e em dois anos possamos contar com mais monásticos e o centro se tornar um monastério.

Um agradecimento todo especial para a Anabele, para Marine (dona do terreno) e Rose, da Sangha Viver Consciente, que se esforçaram muito para que tudo isso esteja acontecendo.

Assim que tivermos mais notícias dividiremos com vocês!

Um comentário:

Ribamar Lopes disse...

Excelente notícia. Acho que era o que faltava na linhagem da Ordem Interser aqui no Brasil. Uma representação oficial de Plum Village próximo a nós, de modo a haver um suporte efetivo aos praticantes desse imenso país.