A meditação é uma das práticas essenciais do caminho budista. Há sempre muitas dúvidas dos práticantes sobre como meditar, o que deve ser feito com os pensamentos, porque seguir a respiração entre outras coisas.No texto sugerido (clique aqui) Thay ensina o objetivo da meditação vai muito mais além do simples relaxamento. O relaxamento, entretanto, é necessário como ponto de partida, já que só após obtê-lo é que a pessoa consegue tranqüilizar o coração e clarear a mente. Thay também diz que inúmeros pensamentos e sentimentos surgem durante a meditação. E se não estivermos atentos à respiração, seremos arrastados por eles. O que deve então ser feito? Simplesmente reconhecer a presença deles.
Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.
Sangha Virtual para discussão de textos ligados ao mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh. Participe com seus comentários, vivências e impressões sobre os textos selecionados.
Essa semana sugerimos que você termine de estudar (
Na última visita a Londres Thay reuniu uma multidão em Trafalgar Square no dia 31 de março para sentar em paz. Thay guiou milhares de pessoas na meditação, e de pois falou para a multidão. Segundo presentes foi uma fala poderosa e comovente. Nos últimos 15 minutos os monásticos de Plum Village cantaram o nome de Avalokoteshvara, o bodisattva da Grande Compaixão, que representa a capacidade de entendimento presente em todos nós. Para ampliar nas fotos abaixo basta clicar sobre elas.

