domingo, agosto 24, 2008

Carta do Thay ao Presidente do KFC

Dharma Cloud Temple
Plum Village Meditation Practice Center
Dordogne, France

David C. Novak, CEO e Presidente
Yum! Brands, Inc.


Prezado Sr. Novak,

Espero que minha carta o encontre em boas condições de saúde.

Ouvi relatos de que os fornecedores do KFC cortam o pescoço de frangos conscientes, que muitas aves ainda estão conscientes ao passarem pelo processo de escaldamento e que o KFC recusa-se a convencer seus fornecedores a adotarem métodos mais humanitários, seja para as aves ou para os seres humanos envolvidos no processo.

Também fui informado de que os frangos produzidos para o KFC são genética e farmacologicamente manipulados para se desenvolverem muito rapidamente, de forma tão pouco natural, que acabam incapacitados devido ao excesso de peso corporal. É muito constrangedor observar tudo isso.

Tenho oferecido retiros para líderes empresários como o senhor; muitos de meus amigos são executivos também e entendo as pressões que devem sofrer. Também tenho certeza de que o senhor tem muita compaixão no coração. Se esses relatos forem verídicos, por favor, pare e reconsidere-os. Nenhuma criatura com sentimentos deve ser tratada com tamanha crueldade. Qualquer tratamento com brutalidade fere não apenas cada uma dessas aves, mas também cada um de nós, inclusive o senhor e seus entes queridos. Se olhar profundamente, tenho certeza de que verá a questão com clareza e terá determinação para buscar outro caminho. Acredito que já saiba, em seu coração, que nosso sucesso na vida não pode ser medido apenas em dólares e centavos.

Por favor, reflita e faça o melhor possível, pelo menos ao implantar as recomendações de seus próprios consultores na área de bem-estar animal. Estou à sua disposição e ficaria feliz em ter notícias. As cartas poderão ser enviadas aos cuidados de minha assistente, Sister Pine (ubcadmin@earthlink.net).

Prezado amigo, muito obrigado por ler esta carta.
Thich Nhat Hanh (Mestre Zen)

(traduzido por Denise Kato)

3 comentários:

Anônimo disse...

Pessoalmente, acho a mensagem importante não apenas pela seriedade do problema, mas principalmente pela forte compaixão e generosidade transmitidas por Thay em suas palavras.

Anônimo disse...

Achei um exemplo maravilhoso de fala correta de nosso mestre. Como dizer coisas que devem ser ditas sem ferir e de forma que a outra pessoa seja capaz de ouvir sem reagir. Um exemplo para eu usar no meu dia a dia.

Obrigado

Blog do Marinho disse...

Excelente.
Sinto-me afortunado com tal texto.

Recentemente li o livro A Ètica da Alimentação - autores: Peter Singer e Jim Mason.

O livro apresenta os hábitos alimentares de três famílias traçando a procedência dos alimentos consumidos. A KFC é apenas uma das empresas citadas no livro.

O livro não fica só na denúncia aborda temas como:
- os certificados e selos de cuidado animal;
- as condições de trabalho nas fábricas de processamento de alimentos;
- prós e contras de compra alimentos produzidos localmente;
- a produção sustentável de alimentos;
- alimentos transgênicos;
- a ética da obesidade;
- implicações da criação de filhos veganos.
Peter Singer, filósofo e professor de Bioética, escreveu o best-seller LIbertação Animal...

Jim Mason, advogado, escritor e ativista ecológico, escreveu Unnatural Order: Why we are destroying the planet and each other...

Vale cada centavo pago...