segunda-feira, dezembro 12, 2016

Os sete membros do despertar

O texto que sugerimos essa semana (clique aqui) descrece sete partes importantes para o nosso despertar. Despertar consiste de sete qualidades chamadas os sete fatores do despertar, às vezes chamados os sete membros do despertar

Phap Hai, monge sênior da tradição de Plum Village, nos explica em um texto curto um pouco de cada um desses sete fatores: atenção plena, investigação dos dharmas, energia, alegria, calma, concentração e equanimidade. Nós estamos bem na proximidadede do despertar que estamos buscando.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Thich Nhat Hanh na Tailândia



Recentemente Thay comunicou um desejo claro e determinado de viajar para a Tailândia. Desejava passar o retiro de inverno em Thai Plum Village, na borda do Parque Nacional Khao Yai que é o maior centro de prática na Ásia, na tradição de Thich Nhat Hanh, com mais de 150 monásticos.

Embora o desejo do Thay não tem sido fácil relizar, estamos muito felizes em anunciar que Thay e um pequeno grupo de atendentes chegaram na Tailândia dia 10 dezembro.

Lá, eles foram saudados por centenas de monásticos e praticantes leigos, incluindo muitos veneráveis anciãos da Tailândia e do Vietnã, que, ao longo dos últimos dias, fizeram a viagem por terra e ar para cumprimentá-lo e prestar suas homenagens. Estamos muito felizes que Thay ainda seja capaz de fazer tal viagem, para oferecer a sua presença na Ásia e estar mais perto de sua terra natal neste momento.

segunda-feira, dezembro 05, 2016

Dois Bodhisatvas

O texto que sugerimos essa semana (clique aqui) mostra a história de dois bodisatvas descritos no Sutra de Lótus: Dharanimdhara e Kshitigarbha.

Dharanimdhara significa Protetor-da-Terra. Ele trabalha para preservar este planeta para os seres vivos tomando conta do ar, da água e do solo. Aqueles que trabalham pra proteger o meio ambiente e manter um ecossistema sadio neste planeta Terra são todos aliados deste bodhisattva. Nós todos devemos nos tornar os braços e as mãos deste bodhisattva para proteger e preservar a Terra para as futuras gerações.

Kshitigarbha significa Tesouro-da-Terra. Ele é alguém que se comprometeu a ir nos lugares mais obscuros do universo para resgatar aqueles que estão nos estratos de maior desespero, nas situações de maior sofrimento. Ele se comprometeu a ir àqueles lugares onde não há liberdade, democracia, compaixão ou dignidade humana, onde há opressão, injustiça, desigualdade social e guerra. As pessoas que escolhem ir para lugares de grande sofrimento no mundo para ajudar aqueles que são oprimidos e não tem meios de viver uma vida decente são os seus aliados.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.