
Praticar os treinamentos para a mente alerta ajuda-nos a ser mais calmos e concentrados e traz mais discernimento e iluminação, que tornam a nossa prática dos treinamentos para a mente alerta mais sólida. No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh discute sobre o Primeiro Treinamento que recentemente teve a redação revista e ampliada pela Sangha.
Reverência à Vida - Consciente do sofrimento causado pela destruição da vida, eu me comprometo a cultivar o insight do Interser e da compaixão, e a aprender maneiras de proteger a vida das pessoas, animais, plantas e minerais. Estou determinado a não matar, a não deixar que outros matem e a não apoiar nenhum ato de matança no mundo, seja na minha maneira de pensar ou no meu modo de vida. Ao ver que as ações que causam sofrimento surgem a partir da raiva, do medo, da avidez e da intolerância – que, por sua vez, baseiam-se no pensamento dualista e discriminativo - cultivarei a abertura, a não discriminação e o não apego a pontos de vista para transformar a violência, o fanatismo e o dogmatismo em mim mesmo e no mundo.
Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.
2 comentários:
Leonardo,
Agradeço o texto e preciso avisá´lo que linquei o Sangha Virtual para dentro do blog. Não sei se incomoda.
Caso não queira me avise.
Para mim sequer consigo no atual momento colocar essas préticas. Tento, mas estou num verdadei lugar inóspito.
Grata
Abraços
Mirse
Há alguns meses tive o primeiro contato com os textos de Thich Nhat Hanh, mas só agora estou tentando praticar os ensinamentos com mais afinco. É ao mesmo tempo incrivelmente simples e incrivelmente difícil. Um minuto de distração e uma situação desfavorável são suficientes para que eu perca o controle dos meus pensamentos e sentimentos. Mas estou decidida a continuar...
Di
Postar um comentário